domingo, 23 de maio de 2010

FIM DOS CARROS E SHOWS
NO PARQUE DO IBIRAPUERA ?
By: Valmir Leôncio da Silva


                                           Correndo no parque

                               Era só que faltava, com o suposto objetivo de aumentar o conforto e a segurança no parque do Ibirapuera, o conselho Gestor do Parque quer proibir, shows, ao ar livre e o acesso de veículos, extinguindo a Zona Azul e os bolsões de veículos, vetar o futebol nos gramados (inclusive de pais com os filhos), impor limites de decibéis para música e ainda colocar regras aos encontros de grupos sob a marquise. Esses são alguns dos pontos do novo regimento do parque que está sendo estudado há 8 meses pelo Conselho do parque. Era só o que faltava proibirem a entrada de veículos no parque ! Com isso o parque que é publico acaba sendo utilizado apenas por quem mora perto, pois o poder público não oferece transporte adequado, metrô e ônibus, para a população e quem acabará utilizando o parque serão os que moram perto. De certa forma entendo que isso é uma restrição ao uso, pois dificulta o acesso ao parque. As medidas estão causando polêmicas até entre os Conselheiros, pois existem alguns que não veem a necessidade de tantas restrições.

                         Um dia de show

                     O parque foi inaugurado em agosto de 1954, ,para comemorar o quarto centenário de São Paulo, e já teve muitas regras, como a do Prefeito Jânio Quadros que proibiu o uso de sunga e fio dental e em 1988 o Prefeito Celso Pitta revogou a portaria que determinava o fechamento de quatro portões sob a alegação de que era para aprimorar a segurança. Em 2008, a administração tentou impor regras a personal trainers e corredores, as medidas, porém nunca entraram em vigor.


                              O parque a noite

                                Uma boa medida do parque foi a Zona Azul, que democraticamente ajudou a normatizar o tempo que as pessoas ficam no parque. Acabando com o estacionamento quem sairá ganhando ? Talvez o flanelinha da rua, que terão mais carros para olhar. É, mas tem outro problema, a CET diminuiu os lugares possíveis para estacionar no ibirapuera, dessa forma cuidado ao estacionar aos arredores do parque, pois você correrá o risco de ser estorquido (pelos flanelinhas), multado pela CET, em virtude da parada irregular ou ter o veículo furtado ou roubado.


                   A boa notícia é que qualquer pessoa pode participar das reuniões do conselho, elas acontecem uma vez por mês, em quartas ou quintas-feiras à noite. Se quiser dar sugestões o ouvinte terá que primeiro apresentá-las a um conselheiro que apresentará o tema no encontro. Para maiores informações dirija-se a administração do Parque.

                    Do jeito que a coisa vai, logo mais vão proibir que não mora nas imediações de entrar no parque. Por isso já estou juntando meu milhãozinho para garantir meu apto. nas imediações (rs), não quero deixar de frequentar o parque.

É isso ai e esperar para ver...

Bons treinos a todos...
Fui...


Fontes de consulta: Jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE TIVER TEMPO...

....NÃO DEIXE ...

...DE VER OS OUTROS ARTIGOS...

.... CLICANDO EM "MINHAS PÁGINAS".