MEU SUCO PREFERIDO
by: Valmir Leôncio da Silva
Quase todos os dias quando estou em casa, ou viajando (quando tenho a possibilidade) pela manhã tomo um suco que muitos acham estranho, mas quando alguém se atreve a tomar um pouco percebe que não é tão "ruim" quanto parece.
Esse suco do qual estou falando é contra um dos vilões que está na moda neste início de século o COLESTEROL. Esse "vilão", que é uma gordura, apesar de ser temido por todos também tem seu valor e pode ser recebido pelo nosso corpo de duas maneiras, pelos alimentos de origem animal e fabricado pelo próprio fígado.
Sua função é fundamental para a vida. Ele age na composição da membrana que envolve todas as nossas células, necessário para a formação dos nossos hormônios sexuais, ácidos biliares e vitamina D. Ele circula por todo o corpo e não é solúvel no sangue. Utiliza uma proteína, a lipoproteína, para se movimentar. Depois de fazer viagem do fígado para os tecidos o excesso deve ser eliminado.
Aí é que está o Problema...
Pois o excesso ocorre quando a pessoa ingere alimentos que contenham colesterol em demasia, como carnes gordas e ovos ou quando o fígado o produz demais ou até mesmo a somatório dos dois.
Este excesso pode se depositar nas artérias endurecendo a parede e formando placas que gradualmente as entopem. Esse processo é conhecido pois pode gerar doenças como a arteriosclerose, isquemia cerebral, que pode vir a provocar o famoso "derrame" e obstrução das veias das pernas, que pode levar até a amputação do membro.
As pessoas sedentárias, obesas e que ingerem alimentos ricos em colesterol são mais propensas a ter níveis elevados. Os homens correm mais riscos que as mulheres, já que o organismo feminino fica menos exposto devido à ação do hormônio estrógeno. Ele equilibra a proporção dos dois tipos de lipoproteínas que fazem o transporte do colesterol.
As altas taxas de colesterol no organismo não mandam recados. Os sintomas só aparecem depois que as placas já se formaram. Para evitar que isto ocorra o ideal é fazer exames periódicos para que se possa controlar o nível de colesterol no organismo.
Dessa forma, podemos simplesmente ir ao médico, fazer uma consulta e sair de lá com a receita para a compra de vários remédios que poderão regular as taxas de colesterol, mas que, acredito eu, vão causar, indiretamentem, outros males ao organismo.
E para evitar o colesterol alto e o monte de remédios para diminuir a gordura no organismo é que entra o meu "famoso" suco. Esse suco foi ensinado pela minha mãe que não era médica nem nada, mas tinha muita sabedoria.
O suco é feito com beringela, pepino e laranja (para quebrar e dar um sabor mais agradavel ao suco, ou "gororoba" como diz a minha esposa. O carro chefe nessa mistura é a beringela que é ótima para baixar o colesterol e ainda de quebra serve para, prisão de ventre, insuficiência hepática e digestiva. Pepino é um ótimo diurético, e também serve para tratar distúrbios pulmonares.
Bem, vamos a minha receita: pegue 1 (uma) fatia grossa de beringela, mais 1 (uma) de pepino (pode ser sem casca) mais 1 (uma) laranja descascada inteira. Ponha tudo no liquidificador e bata com 1 (um) copo de água. Tome esse suco em jejum, pela manhã.
Eu já tomo essa "gororoba" há 2 anos é a última vez que medi a taxa meu colesterol, graças a Deus, ele estava ótimo.
Abraços a todos é um ótimo ano novo.
(O que achou ? Faça seu comentário abaixo)
Fontes de consulta : Alvorecer Associação em Assistência médica e
(O que achou ? Faça seu comentário abaixo)
Fontes de consulta : Alvorecer Associação em Assistência médica e
Site boa saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário