domingo, 18 de abril de 2010

DESMAIO ?

O QUE FAZER EM CASO DE EMERGÊNCIA.
By: Valmir Leôncio da Silva
                         Sábado foi mais um dia de treino para a maratona, mas foi um treino especial, foi dia de SIMULADO. Pois é, sábado na USP fizemos um treino técnico, de 30k, objetivando simular o clima psicológico que envolve uma maratona, a equipe da Tavares preparou todo o ambiente, havia água e gel a cada 2,5k e marcação do tempo a cada 5k, o treino foi para todos os atletas, inclusive para os que não vão correr a maratona. O simulado foi muito interessante, até a saida foi bem planejada, pois cada atleta saiu na "baia" de acordo com a cadência que pretende correr a maratona, 4, 5, 6, 7 ou 8 p/k.

                      Minha pretensão é concluir a maratona em 3h30m. Por isso sai na baia de 5 p/k, junto com outros colegas que também pretendem fazer o mesmo tempo. Os colegas: Flávio, Israel, Nivaldo, Rodrigo e eu corremos juntos, praticamente o tempo todo, conseguindo manter um ritmo médio de 4:55 p/k, o que deu ao final o tempo de 03h27m12, abaixo do esperado, MARAVILHA !

                     A corrida estava muito boa, pois o clima logo cedo ainda estava ameno, tanto que no caminho combinamos de fazer mais 5k. O que não esperávamos erão os imprevistos, mas que infelizmente, as vezes acontecem e quando estavámos no 22° quilômetro, um colega da equipe, o Florisvaldo que estava um pouco mais a frente, começou a diminuir  o ritmo que vinha imprimindo, olhou para trás, foi para a calçada, sentou-se e literalmente "despencou". Passamos por ele e perguntamos se estava tudo bem! Ele não respondeu, foi quando paramos e fomos ver o que havia acontecido. Perguntamos novamente se ele estava bem, só ai percebemos que ele estava inconsciente. E agora o que fazer???? Você saberia o que fazer? De imediato pusemos ele sentado, com a cabeça para baixo e nada. Corri até uma assessoria esportiva próxima para pedir ajuda, peguei álcool, água e banana, quando voltei uma colega da equipe havia parado e dado um pedaço de powerbar para ele, uma barra energética, parecida com um barra de chocolate, de alto desempenho e graças a Deus ele "voltou". Após ele ter melhorado ficamos sabendo que ele não havia se alimentado adequadamente na noite anterior e na manhã do treino. É mole? Como uma pessoa vai treinar, gastar energia, sem comer nada? É necessário se alimentar adequadamente antes de fazer qualquer atividade física, ingerindo alimentos alimentos leves, como sucos, frutas, pão.

                     Mas a pergunta ainda fica? o que fazer se uma pessoa desmaiar na sua frente e você não tiver uma "barrinha" para animá-la ? Bom, trago a seguir um artigo escrito no site bem de saúde, sobre o assunto:

                     Embora assustando e talvez envergonhando um pouco, o desmaio (a perda de consciência) geralmente não é uma razão para pânico. Uma em cada três pessoas desmaia pelo menos uma vez na vida, freqüentemente antes dos 35 anos ou depois da idade de 65.

O desmaio é provocado pela redução abrupta da irrigação cerebral. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de desmaio.

1. Coloque a vítima em um local arejado com boa ventilação.

2. É necessário fazer que o sangue circule em maior quantidade no cérebro e nos órgãos nobres, por isso eleve os membros inferiores.

3. Para evitar que a vítima vomite ou se asfixie, vire a cabeça da vítima para o lado.

4. Afrouxe a roupa da vítima, para uma melhor circulação.

5. Não dê líquidos à vítima logo após o desmaio. A vítima pode não estar com seus reflexos totalmente recuperados e se afogar.

6. Após aproximadamente um minuto depois da queda, o fluxo de sangue para o cérebro é novamente restabelecido e recupera-se a consciência.
 7. Não deixe a vítima caminhar sozinha depois do desmaio. Faça-a sentar e respirar fundo, após auxilie-a a dar uma volta, respirando fundo e devagar. Desta forma ocorre uma gradual readaptação a posição vertical evitando-se assim desmaiar novamente, o que pode ocorrer se ela levantar bruscamente.

8. Após esses procedimentos, pode-se dar água à vítima.

Caso você tenha algum problema de saúde crônico (doença cardiovascular, hipertensão ou diabetes) em conjunto com desmaio reincidente e abrupto, sobretudo relacionado com o exercício físico, peça ao seu médico para avaliar o problema. 

É isso ai, na próxima, espero que não aconteça, mas se acontecer  estarei preparado.

Sobre a possibilidade de fazer 35k, perdemos o pique mas conseguimos, como disse acima terminar pelo menos os 30k.

Bons treinos a todos....

Fui....
                      
Fonte:http://www.bemdesaude.com/content/atendimento_em_caso_de_desmaio.html            


O que você achou dessa matéria ? Deixe seu comentário. Obrigado 

4 comentários:

  1. Também já passei por isso. Certa vez vi uma pessoa desmaiada e não sabia o que fazer. Liguei para a SAMU que chegou em 15 minutos. Muito bom colocar matérias como essa. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Fala Valmir, corredor de primeira, segunda, terceira, quarta, quintaaaaa...Ufa!!!...E lá vamos nós treinando e fazendo novas amizades. Obrigado pelo carinho e parabéns pelo blog.
    Um abraço.
    Flávio Pires

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras Flávio. E lá vamos nós rumo a mais uma Maratona.
    Abraços e bons treinos

    ResponderExcluir
  4. obrigada, agora sei o que fazer.....posso ajuda outras pessoas.

    ResponderExcluir

SE TIVER TEMPO...

....NÃO DEIXE ...

...DE VER OS OUTROS ARTIGOS...

.... CLICANDO EM "MINHAS PÁGINAS".