quarta-feira, 5 de maio de 2010

UMA MARATONA DE 40K
By: Valmir Leôncio da Silva


                    O grande e esperado dia enfim chegou, 02 de maio, dia da Maratona Internacional de São Paulo. Foram mais de 02 meses de treinamentos intensos, cerca de 80k por semana, entre treinos técnicos e longões e ainda algumas provas no meio do caminho, de 10k e meias (Yescon, Corpore, Santo André), tudo isso para enfrentá-la da forma que ela merece, com vigor e sabedoria, sabendo usar o fator psicológico. Sim, pois a maratona é uma prova lonnnnnnnnnnnnnnga e põe longo nisso! São 42,197k, se você fizer numa boa em uma cadência de 6 k/h, vai terminá-la com o tempo de 04:12:42, isso é se tudo correr bem, pois em 4 horas muita coisa pode acontecer e é isso é o que vou contar a seguir.

                    Quem se prepara para uma maratona, além de treinar muito ainda tem que tomar vários cuidados, um deles é com a alimentação, só para se ter uma idéia na semana da prova a pedida é proteina, de segunda a quarta e de quinta a sábado muito carboidrato, hidratação e dimunição da carga de treino na última semana, além é claro de muita paz e sossego, para não deixar seu coração "nervoso". Isso tudo para poder realizar aquela prova!  Acho que o meu erro foi seguir a risca o "script".

                               Ás 7h30  já estava na Av. Jornalista Roberto Marinho (local da largada), uma vez que a prova estava marcada para começar ás 8h55 (isso é hora para começar uma corrida, num dia "típico de verão"), pois a prova é transmitida ao vivo pela REDE GLOBO. Fiz o reconhecimento do local, trotezinho de leve, depois alongamento e vamos para o lugar da largada, meu lugar era na "baia" vermelha (setor para quem pretendia fazer a maratona em até 3h40m, o que dá uma média de 5,14 p/k), entre outras cores, como a amarela a verde e a branco, só para se ter um exemplo veja a formação da área vermelha e a branca. 
LARGADA GERAL
SETOR VERMELHO
Tempo estimado: Abaixo de 03h40min (42k), Tempo estimado abaixo de 02h15min (25k) e Tempo estimado abaixo de 52min (10k)
SETOR BRANCO MASCULINO E FEMININO 08:58H
Tempo estimado: Acima de 04h40min (42k), Tempo estimado acima de 02h45min (25k) e Tempo estimado
acima de 01h06min (10k).
CAMINHADA 3KM 08:58H

                     Essa era a sequência de cores, todo mundo misturado, pessoal que ia correr 42, 25 e 10 k, menos os da caminhada que sairam depois de todo mundo, pelo menos isso. Na hora da largada foi o maior "furdunço", uns na boa e outros atropelando, principalmente os que iam fazer 10k, como a prova é mais curta, correm mais rapidamente, virou uma ZONA! Além disso o sol começava a brilhar e arder no horizonte, já devia estar por volta de uns 25° graus, uma "maravilha" para quem vai correr 42k.

                      Logo na saida foi o maior atropelo, muita gente, com intenções diferentes (42,25 e 10), só foi possível começar a correr após o terceiro quilômetro. Eu tinha que tentar reverter o tempo perdido no início e vinha correndo a base de 4:50 p/k, estava treinado para isso, pois meus longões tinham sido nesse ritmo. Estava indo muito bem, me hidratando por todo o caminho, por todas os pontos de água e de isotônicos (quando tinha) e consegui pegar até gel (energético), "Um por pessoa" gritava o pessoal que distribuia, bom eles não estavam correndo mesmo, não sabiam da nossa necessidade, o ideal seria pelo menos 02. O calor estava extenuante, em alguns pontos da USP, parecia um deserto, sem nada. Corri bem até o 40° k, ia acabar a corrida dentro do planejado (entre 3h30m e 3h40m), mas senti a perna começar a doer, diminui o ritmo e ai ela veio com tudo, a #@¨&*% da cãimbra, não aguentei e tive que sentar, apareceram alguns enfermeiros, que tentaram ajudar, mas que pareciam não saber muito bem o que fazer, jogaram água gelada na minha perna, melhorou um pouco, levantei e fui tentando andar junto com o Fábio (um dos professores da Tavares) consegui andar mais um quilômetro, quando cai de novo, sentindo muitas dores, e fiquei por mais de 1h00 com aquela dores terríveis nas duas pernas, sem poder sequer se mexer. Estava ainda preocupado, pois minha família estava me esperando na chegada, por volta do tempo planejado e não tinha como avisa-los, o Fábio ajudou bastante, passando pedra de gelo na panturrilha, jogando água, mas as dores e cãimbras não passavam e nenhum enfermeiro ou médico aparecia.


                    Alguns corredores passavam e gritavam para eu continuar pelo menos andando que faltava pouco (só eles sabiam disso), mas eu não conseguia nem me mexer, pensei até em chamar uma das ambulâncias que passaram por ali sem dar "bola", mas não podia me entregar. Após muita luta e ajuda do Fábio consegui levantar e continuei a corrida a principio caminhando e depois consegui dar um "trotezinho" (correr de forma suave), isso quando faltava uns 500 mts até a linha de chegada. Consegui concluir a prova com o tempo Líquido de 04:44:06, um pouco acima do planejado, né, mas fazer o que ??? hahahahaha. Bom, agora não sei se é hora de procurar culpados. Mas se tivesse que indicar suspeitos, indicaria inclusive eu, que suo muito e com isso perco muito sais, e ainda mais naquele carlozão, pior ainda. Também entendo que se a prova começasse cedo, talvez ás 7h00 ajudaria muito, pois suaria bem menos, e também deveria ter mais pessoas capacitadas para atender as mais diversas urgências.

                         A tão "suada" medalha 

É isso ai....

Fui...
Bons treinos a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE TIVER TEMPO...

....NÃO DEIXE ...

...DE VER OS OUTROS ARTIGOS...

.... CLICANDO EM "MINHAS PÁGINAS".