domingo, 15 de agosto de 2010

CORRENDO NA RUA
Por: Valmir Leôncio da Silva


                      Para quem acompanha meus comentários, já disse várias vezes neste blog que procuro treinar sempre em parques da cidade de São Paulo. Terças e quintas estou no Parque do Ibirapuera aos sábados na USP, e de vez em quando nos parques da Aclimação e Independência (Museu do Ipiranga).

                      Mas as vezes não dá para ir um parque treinar,olha que moro próximo a todos esses parque que citei, cerca de 9km em média, mas o problema aqui é outro...é o trânsito, que é "infernal", só para se ter uma idéia uma ida a um dos parques que demoraria em média de 15 a 20 minutos acaba demorando mais de 40. Pense bem, 40 para ir e mais 40 para voltar, mais o tempo para arrumar um lugar para estacionar, já viu, né? A coisa complica.

                     Então o que fazer???? Poderia ir a acadêmia onde treino, mas não gosto de correr em uma esteira. Por tudo isso e, também, porque gosto, acabo treinando na rua. E é ai que mora o perigo, pois treinar na rua exige muita ATENÇÃO !!! 

                      Para começar...parei de curtir minhas músicas no MP3 (meu ultrapassado, mas é meu!) e não adianta usar o fone apenas em um ouvido; a atenção fica dividida e a gente acaba "esquecendo" que está correndo e fica "viajando" as vezes com algúma música que nos traz algumas lembranças. Dessa forma peço a você que não use fones de ouvido no seu treino entre carros e motos; deixe para ouvir música quando estiver correndo em algum parque, na academia ou outro local sem trânsito. E se não quiser deixar de ouvir tome cuidado com o volume do som, pois além de prejudicar a audição, ouvir música muito alta nos treinos coloca em risco sua segurança, pois lhe impede de escutar sons que podem indicar perigo. e se não conseguir correr sem os fones, corra na esteira.



                     Outra dica é correr na contramão de direção aos carros, para poder ver o tráfego no seu campo de visão e garantir a antecipação de problemas que possam vir a ocorrer. Procure ainda usar roupas claras e chamativas; procure correr sempre na calçada e sempre atento ao fluxo de veículos. Pare e olhe para todos os lados nos cruzamentos, antes de atravessar e tome muito cuidado com os buracos e desníveis do chão.

                     Não pense que o motorista está de olho em você; pelo contrário, em geral nós os motoristas (também sou) não esperamos que venha alguém pela contramão, ainda mais correndo. Evito correr na rua a noite. Se de dia já é perigoso a noite, acho pior ainjda, mas se correr à noite, redobre todos os cuidados. Use roupas reflexivas lanterninha na cabeça (pode acreditar, existe) ou sinais luminosos e  (aquelas tirinhas usadas, por exemplo pelos "lixeiros").

                      Outra coisa importante evite correr em lugares muito poluidos ou ruas movimentadas e em horários de pico, com muitos veículos poluindo o ar. Prefira correr de manhã, quando o ar apresenta menos poluentes; à noite, o ar está mais poluído e seco. Se o ar estiver muito desfavorável, treine na academia (fazer o quê??).

                     Se não tiver jeito de correr na rua altere corridas também na esteira. Na esteira não há a resistência ao vento, ocorrendo um esforço menor do que correr ao ar livre. Na rua, além da força do vento, você tem que fazer toda a força para executar a corrida, poiis ali não tem "moleza" e não podemos contar com o impulso da esteira, ficando dessa forma mais difícil.


É isso ai...

Espero poder ter colaborado um pouco com os colegas corredores

Fui...

Abraços a todos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE TIVER TEMPO...

....NÃO DEIXE ...

...DE VER OS OUTROS ARTIGOS...

.... CLICANDO EM "MINHAS PÁGINAS".