domingo, 29 de agosto de 2010

MEIA MARATONA DO RIO DE JANEIRO

Por: Valmir Leôncio da Silva


                             O Rio de Janeiro continua lindo, fantástico, maravilhoso, quem pensa no Rio de Janeiro apenas com mortes, drogas e muita bandidagem, está redondamente enganado. O Rio é um estado que tem muito o que ensinar, pois apesar de todos os problemas ele consegue se sobressair, pela sua beleza e pelas pessoas honestas e trabalhadoras daquele Estado, que merece sem sobra de dúvidas todos os bons adjetivos, citados inicialmente.


                            É com essas palavras que gostaria de começar a falar da minha estada no Rio de Janeiro (só para constar não sou carioca) para participar de mais uma meia maratona. Como este é um espaço que objetiva falar de corridas e coisas relacionadas ao esporte, vamos parar de falar do Rio e falar da corrida.

                             A corrida começou no horário exatamente ás 9h00 horas (passou ao vivo na Rede Globo), isso é horário para começar uma corrrida ????? Não cansarei de criticar o horário das 9h00, até porque estou cansado de ouvir que á partir de 10h00 da manhã não é bom praticar atividades físicas ao ar livre. Além do mais estava uma "MUVUCA" terrível em São Conrado, local da largada, pois havia mais de 9.000 inscritos e não havia "baias" para separar os diversos tipos de corredores (andantes, lentos e rápidos), o pessoal ia chegando é como fila indiana ia ficando atrás um do outro (uma enorme "linguiça") sem critério nenhum. Bom, mentira minha, havia pois a elite "A" estava numa boa curtindo láááááááá´na frente. Cheguei na fila meia hora antes e já estava enorme e o calor aumentando. Sai da fila e pela calçada fui avançando literalmente, tentando pegar um lugar melhor.

                              Fui indo aos trancos e barrancos e quando percebi estava no começo da "zona", mas do lado de fora. E ai o que fazer, várias pessoas se acotovelando para tentar chegar na fila, faltavam 10 minutos para começar a prova. com algum esforço consegui chegar até a grade, onde várias pessoas tentavam pular a grade, mas era díficil devido ao número de seguranças para garantir uma boa "imagem" da prova. Aguardei o inicio da prova  e não quis nem saber, não restou outra coisa a fazer do que pular a grade e entrar na muvuca. Foi o que fiz.

                               Comecei esbarrando em várias pessoas que estavam com "placas" de saudações, mas consegui aos poucos passar por elas e ir ganhando "terreno" corria sozinho, agora, admirando a bela paisagem do Rio, rodei uns três quilômetros quando encontrei dois colegas da equipe o Israel e o Nivaldo, fomos correndo juntos por vários quilômetros, o tempo estava muito bom e as pessoas que assistiam e aplaudiam os corredores, fomos passando por São Conrado, Vidigal, Leblon, Ipanema, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo, Largo do Machado e Flamengo, novamente, onde era a chegada. 


                                A Minha meta era tentar baixar o meu tempo de 1:34:52, conseguidos na  11ª Meia Marat. Intl. Corpore da Cidade de São Paulo em abril deste ano. Por isso tracei como meta correr abaixo de 4:30 p/k, muito díficil pois o tempo estava bom quando começou a corrida, mas depois começou a esquentar, haja visto o horário de largada. Com muito sufoco consegui fechar a prova com o tempo de 01:36:50, o que dá uma média de 4:35 p/k, um pouco acima do que eu pretendia. Considerando ainda que fiquei em 672º lugar, o meu resultado pode ser bom ou ser ruim. Se comparado com o 1º colocado poderia ficar chateado, pois o queniano vencedor o JOSHUA KIPRUGUT KEMEI, fez o tempo de 01:04:02, com a média de 3:02 p/k. (buáááááá´), mas se compararmos com o FRANCISCO que ficou em 8872º lugar e fez o tempo de 03:50:46, com a média de 10:56 p/k, poderia ficar muito contente, mas esse não é o meu objetivo. Meu objetivo é competir comigo mesmo e conseguir ultrapassar meus próprios limites.

                                          Na fotos de baixo eu e o Israel no mesmo "compasso" 


Eu, o Nivaldo e o Israel

A nossa classificação ficou assim:

Eu, 01:36:50
Israel, 01:37:20
Nivaldo, 01:40:06

                      Correr é isso ai, nem sempre é exatamente como nós queremos, mas vou continuar treinando para no meu próximo desafio a meia de Buenos Aires dia 22 de setembro conseguir quebrar mais esse tempo. 
Minha gata



É isso ai....

Fui....

Bons treinos a todos...

E que venha Buenos Aires....        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE TIVER TEMPO...

....NÃO DEIXE ...

...DE VER OS OUTROS ARTIGOS...

.... CLICANDO EM "MINHAS PÁGINAS".