terça-feira, 7 de setembro de 2010

A PRATICA DA CORRIDA
 ALTERA O CORAÇÃO ?
Por: Valmir Leôncio da Silva


                   
                     Adaptações no corpo de quem pratica exercícios de alta intensidade transformam o órgão (CORAÇÃO) em uma SUPERBOMBA e os músculos em grandes produtores de ENERGIA.

                    Na semana passada a Folha de São Paulo publicou matéria em que destacava as mudanças causadas pela atividade física no corpo dos atletas, que vão muito além dos músculos sarados e do baixo percentual de gordura, pois segundo pesquisas feitas por médicos alemães e americanos, publicada na revista científica "Radiology", que mediu com precisão, por meio de ressonância magnética, o coração de 26 triatletas e mais de 26 homens sadios.
                    Entre os triatletas, o que se verificou foi que os ventrículos direito e esquerdo estavam 30% maiores do que no grupo-controle. A espessura das paredes do coração também aumentaram. No ventrículo esquerdo, a parede ficou 15% mais grossa entre os atletas. O volume de sangue bombeado subiu quase 30%.

                    O interessante foi que as mudanças simétricas , os médicos as consideraram como adaptações do corpo aos treinamentos. No triatlo, os treinos exigem força e resistência, o que da um maior impulso às transformações no corpo.

                               O volume maior do ventrículos e a espessura de suas paredes permite que o coração bombeie mais sangue a cada batida. Assim o oxigênio chega de forma mais eficiente às pernas e braços.

                      Segundo Turíbio Leite de Barros, coordenador do Centro de Medicina da Atividsade Física e do Esporte da Unifesp, diz que, com o maior volume de sangue a cada batida, frequência cardíaca em repouso cai até pela metade. "Os batimentos de alguém que não é atleta e tem um coração normal vão a 70 por minuto. Atletas chegam a ter só 35", diz o fisiologista.



                      É bom citar que estamos falando de atletas de competições, com treinamento, muito intenso. O cara que corre no fim de semana não vai ter essa hipertofria (aumento) do coração.

É isso ai...

Bons treinos a todos...

E vamos correr juntos com los ermanos
  
Fonte: Jornal Folha de São Paulo

4 comentários:

  1. Boa tarde Ermano!

    Fui para Buenos Aires e adorei correr naquele país maravilhoso.

    Aguardo sua matéria.

    Abraços

    Santana Guimarães do Santos - Bahia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Valmir. Nos encontramos no ônibus do Citi tour na volta da Expo para retirar o kit, lembra?
    Como foi sua prova? Aguardo seu texto.
    Abraços.
    Daniel Mamede - Fortaleza, CE.

    ResponderExcluir
  3. Abaixo o Sedentarismo. Viva a corrida.

    Ass. Corredor de Deus

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniel, como vai tudo bem ?

    Essa semana foi meio corrida, mas já fiz o texto e já publiquei de uma lida e diga o que achou. E você como foi na corrida ?

    Abraços

    Valmir Leôncio

    ResponderExcluir

SE TIVER TEMPO...

....NÃO DEIXE ...

...DE VER OS OUTROS ARTIGOS...

.... CLICANDO EM "MINHAS PÁGINAS".