MEIA MARATONA DE BUENOS AIRES
Uma das melhores experiências que tive até agora. Minha primeira corrida fora do País, já tinha ido correr em outros estados, mas nunca fora do Brasil. Como dizia o velho comercial (adaptado) a “Primeira viagem a gente nunca esquece”, realmente foi muito boa, ainda mais sendo em Buenos Aires.
Antes de comentar a corrida, vamos ao pouco mais de “lenga-lenga”. Chegamos na Argentina (eu e minha esposa), quinta-feira a noite, para isso tive que tirar férias, dessa forma pude viajar tranqüilo e aproveitar melhor, sem ter que preocupar com o trabalho. Na Argentina estava um frio dos “Diabos”, menos de 10° (não sou muito chegado a frio), mas para correr não tem nada melhor. Ficamos em um hotel chamado Napoleon, um 03 estrelas, barato e bom e ainda com a vantagem de ficar na Av. Rivadavia, bem no Centro de Buenos Aires. Só para se ter uma idéia, essa rua fica próxima aos seguintes pontos turisticos:
- Rua Florida, uma das melhores ruas de comércio de rua (inclusive com Mac Donald , para quem gosta, eu não), onde tem Galeria Pacífico (shopping) um edifício centenário restaurado onde antes funcionava uma galeria de arte. Que tem lojas de excelente nível.
- Plaza de Mayo, o onde fica a casa Rosada (Palacio de Gobierno De La Ciudad Autónoma de Buenos Aires).
- Puerto Madero, onde se localiza o antigo porto de Buenos Aires, hoje renovado e aproveitado em cada canto. e ainda possui em toda uma extensa variedade de espaços gastronômicos e lugares de lazer noturno.
Os docks foram transformados em sofisticados restaurantes e lofts residenciais que conservam (embora modernizada) a antiga arquitetura estilo inglês daqueles anos.
- Congreso Nacional, interessante pela arquitetura e antiguidade dos prédios, não conversei com nenhum politico, mas a situação lá não está nada bem. Quem sabe podemos mandar o "Tiririca" para ajudar e depois nos contar tudo.
- San Telmo, É a mais famosa feira de antigüidades, que reúne desde simples bijouterias e roupas de época até gramofones, relógios e telefones antigos. sempre com artistas de rua fazendo alguma apresentação e dançando tango.
Artistas de rua em San Telmo (tá ventando muito)
Artistas de rua em San Telmo (tá ventando muito)
- La Boca: La Boca é o antigo porto onde desembarcaram, no início do século passado, um numeroso grupo de imigrantes vindos, na sua maioria, da Itália e da Espanha e alguns de outros países da Europa. O interessante é que lá existem várias casas feitas de zinco e madeira pintadas com o sobrante de pintura para barcos, daí a variedade de cores. A paisagem colorida e ter sido um dos cenários mais populares do tango, dão-lhe um selo próprio, pitoresco e de singular melancolia é um bairro tradicional, de Buenos Aires onde nasceu o Tango e Também do Caminito. Ah! ia esquecendo o Estádio do Boca Juniors, um dos times mais importantes e populares da Argentina e que inclusive pode ser visitado.
- Etc. etc.. impossivel, contar de todos os lugares.
Outro ponto importante a destacar é que em Buenos Aires a locomoção é muito fácil e barata, até porque nosso real está valendo 2 Pesos Argentino, mas não se iluda, pois em termos de preço, roupas e calçados não são menores que no Brasil (pelo menos eu não achei). Mas uma coisa é certa, se nós não gastamos muito, pelo menos andamos bastante, porque o que se anda aqui, não é brincadeira e muita coisa para se apreciar.
Praticando turismo, tem coisa melhor ?
Praticando turismo, tem coisa melhor ?
Bom, voltando a corrida, quinta, tinha feito um longão logo cedo em São Paulo, sexta, não treinei, e sábado fiz um treino leve de trinta minutos. Domingo acordei cedo (5h30), pois a corrida estava marcada para ás 7h45 (lá não tem a rede globo). Meu planejamento era pegar o subte (metrô) e ir até a uma estação próxima e depois pegar um táxi. Passei em um café, para tomar o velho café da manhã, pois o restaurante do hotel só começa a funcionar às 7h00. Tomando um cafézinho com "mezalunas" (brioche) em um restaurante centenário (lá parece que todos são) conheci dois argentinos que, também, iam correr e me convidaram para ir com eles de carro. Saimos ás 7h00, mas, não esquentei a cabeça, por que achei que estava tudo sob controle. Só que as ruas estavam todas "cerradas" (fechadas) como dizem, e tivemos que pegar rotas alternativas, resultado terminei chegando atrasado (7 minutos depois da largada) e acabei largando junto com a turma do "fundão" (pessoal que corre, quase, andando ou que estavam na prova mais para passear).
O que me ajudou foi que o tempo estava muito bom para correr, queria fazer menos de 1h35m. Por isso não desisti e sai "cortando" todo mundo, que nem louco, inclusive chegava a parar em alguns pontos devido ao excesso de pessoas. Só á partir do 5km. que começou a "clarear". Mesmo assim, ainda consegui terminar a prova em 1h36m36s (excelente tempo), com a média de 4'36p/k. Mas independente desses entretempos adorei correr em Buenos Aires e se Deus quiser volto o ano que vem, mas desta vez vou manter o meu planejamento kakakakakakakaka.
O trajeto da corrida feito pelo Garmin
A medalhona que muitos não receberam
por que tinha acabado, acho muitos ficaram com duas.
Algumas partes da corrida para saborear.
Se quiser ver o resultado geral click aqui.
É isso ai...
Fui...
Bons treinos a todos.
Próximo desafio: MEIA MARATONA PÃO DE AÇUCAR
Nunca corri em Buenos Aires. Mas agora fiquei com vontade. Parabéns, gostei muito de sua reportagem.
ResponderExcluirAna Beatriz - São Paulo
Parabéns pela sua primeira Corrida Internacional.
ResponderExcluirOs vídeos e fotos estão mara...
Bjus
GHB
Caramba !!! Você chegou atasado ainda conseguiu fazer esse tempo: 1'36. Muito bom. Nos 21 eu faço em 2'20, isso a muito custo.
ResponderExcluirAna Beatriz
Recife - Pernambuco